LIDERANÇA SERVIDORA
Liderança Servidora, termo que vem sendo utilizado já há alguns anos no universo da administração do século XXI, pode ser apreendida e aplicada por quem possui em si arraigado a vontade e intenção de mudar, crescer e melhorar de forma contínua, dinâmica.
Podemos considerar como pontos chaves para definir esse termo:
. O desenvolvimento exige motivação, feedback, prática intensiva na vida cotidiana do profissional
. Precisa explorar antigos comportamentos, identificando e mudando o que for necessário e aprender novos, quando for o caso
. Precisa aprender a tratar dos sintomas e isso demanda tempo e persistência
. Precisa fazer uso da habilidade de influenciar positivamente e de avaliar o caráter dos profissionais que constituem nossas equipes para realizarmos a correta e devida valorização e consequente reconhecimento de cada um deles, como individuo, unidade, talento a ser retido
. Precisa saber discernir entre autoridade e poder
. Existimos como área para atender uma necessidade humana e aí virmos a gerar lucro para justificar a existência do negócio
. Se optar por ser Líder, primeiro devemos servir!
. Amar não é se emocionar, não é só falar mas é MOSTRAR! É exemplo!
. Exige paciência, gentileza, humildade, respeito, altruísmo, perdão, honestidade, compromisso
. Exige responsabilidade, saber a hora de dar o abraço e a hora de aplicar uma #advertência#
. O primeiro passo para mudança compreende: #sofrimento#, percepção, vontade e mudança em si e daí criar significado e propósito para o que queremos realizar no trabalho!
Liderar é servir!
. Ser sempre exigente com quem se contrata
. Comemorar a aceitação de um novo contratado e orientá-lo adequadamente
. Definir o propósito e significado do trabalho que está realizando
. Remunerar de forma justa
. Respeitar
. Identificar, desenvolver e investir em potenciais líderes
. Exigir excelência e responsabilidade de todos
. Insistir na melhoria continua profissional e pessoal
. Reconhecer as realizações individuais e de grupo
. Promover as equipes
. Procurar as melhores praticas e implementá-las
. Levar a decisão a todos os níveis
. Capacitar considerando os talentos de cada membro da equipe
. Confiar e fazer a coisa certa desde a primeira vez, extirpando o custo do retrabalho!
. Ser honesto sempre no bom e no mal momento
. Buscar o equilíbrio na vida
. As pequenas coisas transformam nossa #casa/departamentos# em um #lar# agradável aos resultados, em um bom ambiente para se trabalhar
SERVIR é sinal de simplicidade e é de atos contínuos de simplicidade que construímos a cadeia de elos em que o bem servir redunda em tornar nosso trabalho uma verdadeira missão.
Profa. Luiza Helena Giraud/abr16